EXCLUSIVO

Mariana Pedroso e Pedro Geraldes vão ser jurados dos "Blogs do Ano"

Mariana Pedroso e Pedro Geraldes

A Selfie revela, em primeira mão, mais dois nomes do painel de jurados dos "Blogs do Ano".

Nesta segunda edição, Mariana Pedroso e Pedro Geraldes vão ajudar a eleger os blogs, bloggers e vloggers mais influentes e que mais apaixonam os portugueses.

O co-organizador do TEDxPorto e a Diretora Geral da Architect Your Home, vão juntar-se a nomes, como Ana Sofia Vinhas, David FonsecaCarlos Coutinho Vilhena e Sandra Alvarez Baptista, Ana Sofia Martins, José Alberto CarvalhoPedro Ribeiro, Rita NabeiroLourenço Ortigão, Mónica SerranoRita Pereira e Ljubomir Stanisic.

Arquiteta especializada na área da Reabilitação do Património Arquitetónico, Mariana é um exemplo de empreendedorismo em Portugal e tem especial interesse por blogs desta área: "Tenho particular curiosidade em ver quem são os candidatos para esta categoria! Aceitei o desafio de ser jurada pois creio que é importante não só divulgar, mas também premiar a qualidade e criatividade no meio digital. No mundo online existe uma infinidade de informação, sendo que através dos 'Blogs do Ano' conseguimos uma sensibilização para o que de melhor se produz em Portugal. Fazer parte do júri é, para mim, tanto um desafio como uma responsabilidade.

Sobre a sua relação com o universo digital, revela ainda: "Gosto de seguir blogs na área da arquitetura e interiores para me manter a par das tendências e para poder explorar projetos e profissionais que me despertam curiosidade. Também sigo blogs relacionados com a área de gestão e negócios, sobretudo os que são mais diversificados no conjunto de autores e/ou artigos, e que são extremamente úteis para quem procura manter um progresso constante de aprendizagem e crescimento no seu negócio."

Arquiteto, criativo e mentor, Pedro Geraldes encara com "enorme curiosidade" o papel de jurado: "Ao contrário da maioria dos concursos que valorizam o potencial de um produto ou serviço, esta iniciativa premeia conteúdos que revelam, de forma mais pessoal, quem está por trás dos projetos. Independentemente do género do blog, neste universo há uma maior exposição pessoal dos concorrentes, uma vez que um blog é uma extensão bastante direta da personalidade de quem o escreve. E isto torna a posição de jurado bastante desafiante."

E confessa que também a sua vida é influenciada pelo universo digital: "A minha e a de todos nós. No trabalho e em casa. Se por um lado este universo nos permite divulgar, com muito mais alcance, o nosso trabalho, ou partilhar futilidades e histórias, abriu também portas para conhecermos mais do mundo e para trazer para a nossa vida informação que a pode enriquecer aos mais diversos níveis. Mas mais do que aceitar esta influência, preocupo-me em não permitir que este universo controle as minhas decisões. Algo que aprendi com o tempo foi, por exemplo, aceitar que não é possível ler todas as notícias ou artigos que me interessam."

No entanto, ainda não tem um blog: "Tenho no meu website www.pedrogeraldes.com uma coluna onde escrevo, esporadicamente, sobre coisas que me influenciam, desde viagens, a websites e livros, TED talks, personalidades, entre outros. É um espaço onde, sempre que consigo, escrevo e partilho conteúdos relacionados com tudo o que inspira os meus projetos. E tento que este espaço possa também ser uma influência para quem o lê. Apesar de já me ter sentido tentado a criar um blog, este exigiria uma disponibilidade de tempo que, neste momento, não tenho."

Na eventualidade de criar uma plataforma digital, o tema que mais gostaria de abordar seria a "criatividade""Mostrar que todos temos um enorme potencial criativo. Revelar bons projetos criativos e entrevistar profissionais da área. Mostrar o impacto que a criatividade tem no atual mundo dos negócios e inspirar as pessoas a usá-la, através de ferramentas e métodos simples, para resolverem os problemas mais complexos do dia-a-dia."